BALDUÍNO IV - O JOVEM REI CRUZADO E LEPROSO, O TERROR DOS MUÇULMANOS

Mesmo sendo acometido  por uma terrível moléstia, a lepra, o jovem Rei, assustava os sarracenos, pois com valentia e bravura conseguiu inferir grandes derrotas ao maior comandante muçulmano  das cruzadas, Saladino.

Quando  Balduino IV (1161 - 1185) subiu ao trono do Reino Latino  de Jerusalém em 1174, ele tinha apenas 13 anos de idade. Após a difícil  situação  de reinar sob circunstâncias  políticas  e militarmente muito instáveis, logo após seu reinado, ele descobriu que era portador de hanseníase. 


Seu tutor, Guillermo de Tiro, arcebispo de Tiro e chanceler do reino, foi o primeiro a perceber a doença que o afligia, enquanto o observava brincar com um grupo de meninos. No jogo, os meninos imitaram as batalhas dos cruzados e arranharam as áreas nuas um do outro, como braços e mãos. Enquanto os outros gritavam e mostravam dor nas erosões, Balduino parecia insensível à dor, suportando-os estoicamente.
 
 
O professor suspeitou da estranha resistência à dor do jovem e, após um exame cuidadoso, conseguiu confirmar que realmente possuía zonas totalmente anestésicas, uma das características mais marcantes da hanseníase incipiente. Em um manuscrito medieval, podemos ver uma miniatura que representa o momento em que Guillermo de Tiro examina Balduino, diagnosticando os sintomas típicos da hanseníase.

A ciência da época  não possuía métodos eficazes para os casos de hanseníase, e as tentativas para restaurar  a saúde do jovem Rei foram em vão.

A doença seguiu seu curso e alcançou  os estágios  mais destrutivos. Segundo a lenda, Balduino cobriu o rosto com uma máscara de ferro para  esconder os estragos  causados  pela lepra. Ele já era conhecido  como o Rei Leproso, e mesmo assim continuou a reinar e com a ajuda dos Cavaleiros Templários, conseguiu importantes vitórias contra os exércitos  de Saladino.  Já cego e aleijado, morreu em maio de 1185, sendo  substituído  por seu  sobrinho Balduino  V, filho de sua irmã  Sibila.


ACESSE NOSSAS REDES SOCIAIS: 

INSTAGRAM: O CAVALEIRO TEMPLÁRIO

CANAL NO YOUTUBE: O CAVALEIRO TEMPLÁRIO





Comentários

MAIS LIDAS

CURIOSIDADES SOBRE O IMPÉRIO DO BRASIL

QUAL A DIFERENÇA ENTRE TEMPLÁRIO E CRUZADO?

LUA PÁLIDA

O BOBO DA CORTE

FRASES INDIANA JONES

QUO VADIS DOMINE?

CAVALEIROS DE SÃO LÁZARO: ORDEM MEDIEVAL FEITA POR CAVALEIROS LEPROSOS

O ALFABETO SECRETO DOS CAVALEIROS TEMPLÁRIOS

O MISTERIOSO CASO DE LUDMILA TOKOV - A COSMONAUTA FANTASMA

CRISTÓVÃO FERREIRA - O PADRE JESUÍTA QUE RENEGOU A CRISTO APÓS SER TORTURADO PELOS JAPONESES