CHICO DIABO UM HERÓI DA GUERRA DO PARAGUAI

Chico Diabo entrou para a história como o homem que matou o ditador do Paraguai Francisco Solano Lopes. 

No ano de 1848, no atual município de Camaquã, nascia José Francisco Lacerda. 

De família muito humilde, o jovem Francisco, na cidade vizinha de São Lourenço, consegue um emprego numa carniceira, que era propriedade de um italiano. Lá eram fabricados os mais variados tipos de produtos, como linguiças, salames e charques.

Tudo corria na tranquilidade, quando em 1863, sem perceber um cachorro adentrou a carniceira, devorando alguns pedaços de carne. Francisco prontamente alertou o italiano, que como punição começou a bater - lhe cruelmente. E temendo por sua vida, Lacerda desvenciliando - se do colérico patrão, consegue pegar uma faca e desferir um golpe mortal em seu abdômen.

Vendo que havia matado o italiano, decide então fugir para a casa de seus pais, que ficava em sua cidade natal. Chegando na primeira hora da manhã. Dessa forma tendo percorrido portando toda a tarde a noite, a pé.

É nesse momento que recebeu o apelido que o acompanharia por toda vida: de longe ao perceber que era Francisco, sua mãe teria dito "- Aposto que é aquele diabinho que vem vindo!"

Depois te ter relatado o que havia feito, seus pais temendo por uma represália, providenciam sua remoção para a casa de seu tio, Vicente Lacerda, que vivia em Bagé. 

Em 1865, já com 17 anos, passava pela cidade um destacamento dos "Voluntários da Pátria". A força era comandada pelo Coronel Joca Tavares. E sendo convidado, de pronto aceita a oferta e parte para o Paraguai, que pouco antes declarara guerra ao Império do Brasil.

Em 1870, já promovido a cabo, Chico Diabo em perseguição ao terrível ditador, conseguiu deferir - lhe um golpe mortal de lança, onde rasgou as entranhas de Lopez, que morreria pouco depois. Pondo fim ao conflito mais mortal da história Latino Americana, a Guerra do Paraguai,  1865 - 1870.

Pelos seus feitos Chico recebeu 100 vaquilhonas (vacas que ainda não deram cria), e ficou com a faca de ouro e prata de Solano Lopes.

Chico faleceu em 1893 no Uruguai. Sua esposa que era sua prima, teve de contratar um mercenário para roubar os ossos do marido. Hoje ele jaz em Bagé RS.

Uma quadrinha dessa mesma época ficou  famosa: "O cabo Chico Diabo, do Diabo Chico deu Cabo!"


Gostou do Blog? Faça sua doação.
Chave PIX: 
3b389ee1-296b-4bf1-9dfb-236a6e9cd074






MAIS LIDAS

A ORAÇÃO DO NOBRE REI ARTHUR

NA POLÔNIA, ESPADA MEDIEVAL DE 600 ANOS É ENCONTRADA POR DETECTOR DE METAIS

INCRÍVEL FESTIVAL MEDIEVAL ACONTECE NA GRANDE CURITIBA

QUAL A DIFERENÇA ENTRE TEMPLÁRIO E CRUZADO?

"PODCAST" - MAIS UMA DESGRAÇA QUE SURGIU NESSE MUNDO

PORT ROYAL - EM 1692 O MAR TRAGOU PARA AS PROFUNDEZAS A CIDADE MAIS PERVERSA DO MUNDO

QUO VADIS DOMINE?

ANA - TSURUSHI: A MAIS CRUEL FORMA DE TORTURA DESTINADA AOS CRISTÃOS DO JAPÃO

JOVEM É PRESO AOS 15 ANOS POR IMPEDIR PARADA GAY COM CRUCIFIXO NA MÃO

INOUE - O TEMÍVEL INQUISIDOR DE CRISTÃOS DO JAPÃO FEUDAL