CAVALEIROS DE SÃO LÁZARO: ORDEM MEDIEVAL FEITA POR CAVALEIROS LEPROSOS

Ordem Militar e Hospitalar de São Lázaro de Jerusalém é uma Ordem de Cavalaria criada num hospital de leprosos, fundado por Cavaleiros Hospitalarios em 1098, pelos cruzados do Reino Latino de Jerusalém.

Esta Ordem é uma das mais antigas Ordens de Cavalaria da Europa. Foi criada para tratar os doentes com hanseníase, sendo os seus Cavaleiros também leprosos. É uma das Ordens menos conhecidas e menos documentadas.

Esta foi a terceira das Ordens Militares nascidas em Jerusalém. Acredita-se que a Ordem tenha origem num antigo hospital para leprosos, dirigido por gregos e armênios, ainda antes da Primeira Cruzada, adquirindo status independente depois de 1120.
Diz a lenda que os primeiros mestres desta Ordem eram leprosos, doença terrível, muito comum na Palestina.


As regras dos Templários e dos Hospitalários estabeleciam que um Cavaleiro, contraindo a doença, deveria transferir-se para a Ordem de São Lázaro, envergando seu manto negro. Usavam ainda, máscaras negras tanto para proteção em combate, quanto para prevenir os outros de suas moléstias. 


Os Cavaleiros de São Lázaro nunca foram muito numerosos e tinham apenas um punhado de Cavaleiros não leprosos para proteção, embora em tempo de crise, os Cavaleiros portadores da doença também lutassem.


Após a queda de Acre, em 1291, a Ordem de São Lázaro abandonou suas atividades militares, continuando com sua função hospitalária até 1342. Depois disso, teriam uma existência apagada até o período da Renascença, quando foi revivida na França.


Os Cavaleiros da Ordem de São Lázaro, buscavam primeiramente a proteção dos mais humildes e frágeis cristãos. Embora não empenhassem o combate diretamente, não exitavam em empunhar armas para a defesa da fé.

Mesmo portando tais males, os Cavaleiros de São Lázaro eram temidos pelos inimigos de Cristo, pois era admitido que mesmo com essa doença tão terrível e suas condições, eles mesmo assim, lutavam ferozmente, como se tal fardo fosse apenas uma forma de alcançar a vida eterna.



ACESSE NOSSO INSTAGRAM








Comentários

  1. Oie, que interessante saber dessa Ordem, história é magnifica, aprendemos tanto com elas. Achei muito interessante e nota-se que existia um respeito com os cavalheiros e o proposito deles.

    ResponderExcluir
  2. Olá Andreone, tudo bem?
    Achei bem legal seu post, não sabia dessa ordem, achei interessante saber, ainda mais que amo tudo sobre história.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?

    Primeiramente, muito obrigado por compartilhar. É realmente muito interessante saber que a hanseníase permitia a seus portadores desempenhar atividades militares. Eu imaginava que ela fosse mais perniciosa que isso. Obrigado por me alargar a visão.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Não sou fã de história, porém sei o quanto é importante e mesmo assim achei interessante conhecer um pouco sobre os cavaleiros.

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem ?

    Nossa, achei muito interessante sua matéria. Eu não conhecia essa Ordem, então obrigada pela informação. Eu tenho um gosto por história um tanto seletivo rs tem coisas que me agradam e coisas que me entediam, mas seu post me despertou interesse e vou procurar saber mais sobre essa Ordem Medieval.
    Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  6. Confesso que sabia nada sobre o assunto em si, mas com esse post em especial. Gostei bastante do que os cavaleiros abordam, uma excelente dica pra quem quer de fato aprender um pouco mais.
    https://blogdajenny2014.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Muito interessante seu post. Confesso que desconhecia tais cavaleiros! Que legal conhecer mais essa parte da história.
    Deu até uma curiosidade sobre assunto. Acho que vou pesquisar mais!
    Abraços

    Carol, do Coisas de Mineira

    ResponderExcluir
  8. Achei muito interessante. Não tinha conhecimento disso.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

MAIS LIDAS

MALVADOS? NEM TANTO, CONHEÇA 5 ROQUEIROS CRISTÃOS

MANUSCRITO 512 - O MISTERIOSO DOCUMENTO DE 1753 QUE RELATA UMA CIDADE PERDIDA NO BRASIL

O MISTERIOSO CASO DE LUDMILA TOKOV - A COSMONAUTA FANTASMA

OS 10 MANDAMENTOS DO CAVALEIRO

O REAL SIGNIFICADO DO NOME DA PENÍNSULA DE YUCATAN NO MÉXICO

O APERTO DE MÃOS SURGIU NA IDADE MÉDIA!

INCRÍVEL FESTIVAL MEDIEVAL ACONTECE NA GRANDE CURITIBA

QUAL A DIFERENÇA ENTRE TEMPLÁRIO E CRUZADO?

NÃO POR NÓS SENHOR: CONHEÇA A ORAÇÃO DOS CAVALEIROS TEMPLÁRIOS

PÔNCIO PILATOS REALMENTE EXISTIU?