RIACHUELO: O NAVIO DA ARMADA IMPERIAL BRASILEIRA QUE PREOCUPOU OS EUA
O Riachuelo foi um encouraçado (navio de guerra) da Armada Imperial Brasileira, e por determinado período de tempo ele foi um dos mais temidos encouraçados do mundo.
Construído na Inglaterra pela companhia Samuda&Brothers a pedido do Ministro da Marinha do Brasil, o Almirante José Rodrigues de Lima Duarte, em 1880. O Ministro tinha intenção urgente de modernizar a Marinha Imperial, por isso pediu a fabricação dos Encouraçados Riachuelo e Aquidabã (Aquidabã era tão forte quanto Riachuelo, porém cerca de 2 nós mais lento). Chegando ao Brasil, aportou ao Rio de Janeiro em 13 de novembro de 1883, a embarcação foi subordinada à Esquadra de Evoluções, sob comando do Almirante Barão de Jaceguai. A Comissão Naval designada para acompanhar a construção e receber ambos os encouraçados foi presidida pelo Contra-Almirante José da Costa Azevedo, acompanhado pelo Engenheiro Naval Trajano de Carvalho.
A introdução do Riachuelo representou uma significativa vantagem no poderio militar da frota brasileira.
Hilary A. Herbert, Presidente da "House Naval Affairs Committee" (Comitê de Assuntos Navais) em 1883 alertou o Congresso dos Estados Unidos da América:
"Se toda essa nossa marinha antiquada fosse colocada em um arranjo de batalha no meio do oceano confrontada pelo Riachuelo, é de se duvidar que uma só embarcação portando a bandeira Americana retornasse aos portos."
Segundo o mesmo artigo, este foi um dos grandes motivos para que o Governo Americano se preocupasse em modernizar logo a sua Marinha, e assim foram criados os primeiros navios armados de batalha da Marinha Americana, USS Maine e USS Texas.
O armamento do Riachuelo contava com:
4 canhões de 229 mm (9,0 in);
4 canhões de 140 mm (5,5 in);
11 metralhadoras de 25 mm (0,98 in);
5 metralhadoras de 11 mm (0,43 in);
e 5 tubos lança-torpedos
A blindagem do Riachuelo era de:
178 a 280 mm nas laterais do casco;
254 mm nas torretas principais;
e 254 mm na superestrutura
O encouraçado também contava com uma tripulação de 367 homens (e oficiais) e uma velocidade de 16.5 nós (30,56 km/h).
Construído na Inglaterra pela companhia Samuda&Brothers a pedido do Ministro da Marinha do Brasil, o Almirante José Rodrigues de Lima Duarte, em 1880. O Ministro tinha intenção urgente de modernizar a Marinha Imperial, por isso pediu a fabricação dos Encouraçados Riachuelo e Aquidabã (Aquidabã era tão forte quanto Riachuelo, porém cerca de 2 nós mais lento). Chegando ao Brasil, aportou ao Rio de Janeiro em 13 de novembro de 1883, a embarcação foi subordinada à Esquadra de Evoluções, sob comando do Almirante Barão de Jaceguai. A Comissão Naval designada para acompanhar a construção e receber ambos os encouraçados foi presidida pelo Contra-Almirante José da Costa Azevedo, acompanhado pelo Engenheiro Naval Trajano de Carvalho.
A introdução do Riachuelo representou uma significativa vantagem no poderio militar da frota brasileira.
Hilary A. Herbert, Presidente da "House Naval Affairs Committee" (Comitê de Assuntos Navais) em 1883 alertou o Congresso dos Estados Unidos da América:
"Se toda essa nossa marinha antiquada fosse colocada em um arranjo de batalha no meio do oceano confrontada pelo Riachuelo, é de se duvidar que uma só embarcação portando a bandeira Americana retornasse aos portos."
Segundo o mesmo artigo, este foi um dos grandes motivos para que o Governo Americano se preocupasse em modernizar logo a sua Marinha, e assim foram criados os primeiros navios armados de batalha da Marinha Americana, USS Maine e USS Texas.
O armamento do Riachuelo contava com:
4 canhões de 229 mm (9,0 in);
4 canhões de 140 mm (5,5 in);
11 metralhadoras de 25 mm (0,98 in);
5 metralhadoras de 11 mm (0,43 in);
e 5 tubos lança-torpedos
A blindagem do Riachuelo era de:
178 a 280 mm nas laterais do casco;
254 mm nas torretas principais;
e 254 mm na superestrutura
O encouraçado também contava com uma tripulação de 367 homens (e oficiais) e uma velocidade de 16.5 nós (30,56 km/h).
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