ZULMIRO: O PIRATA INGLÊS QUE ESCONDEU UM TESOURO NO BRASIL, FUGIU E VIVEU EM CURITIBA

Francis Hodder foi um nobre inglês nascido no século XVIII. Ele quando jovem, estudou nas melhores escolas do Reino Unido. Chegando até a marinha real.

Porém um dia o jovem marinheiro em uma viagem, acabou ferindo o capitão do navio em que estava mortalmente. Sabendo que iria ser enforcado, ele foge e adota o apelido de Zulmiro.

Assim junto com dois outros piratas, começam  a dominar os mares das Américas. Fizeram um dos maiores roubos marítimos da história: saquearam um navio carregado de ouro e jóias  da Catedral de Lima, no Peru.

Os três então escondem o valiosíssimo tesouro  na Ilha da Trindade. Após isso cada um segue seu rumo. Os outros dois acabam morrendo longe do Brasil. Zulmiro porém, é capturado. Acontece que o capitão do navio foi colega de escola de Zulmiro e resolve liberta - lo (pirata sortudo!). Em troca de que ele nunca mais pratique qualquer ato de pirataria. 

Zulmiro é então solto no litoral do Paraná. Depois vai para a pequena Curitiba do século XIX. Lá ele compra uma casa altera o nome para João Francisco Inglez e vive pacatamente até sua morte em 1889. 

Reza a lenda que o tesouro ainda está na Ilha da Trindade. E que no bairro das Mercês (local em Curitiba), estaria parte do ouro de Zulmiro.

A história do pirata Zulmiro, foi desvendada pelo pesquisador Marcos Juliano Ofenbock. Que após mais de 15 anos de muita dedicação e pesquisa, conseguiu provar que ele realmente existiu, foi o último capitão pirata do mundo, e que ainda deixou herdeiros pelo estado do Paraná. 

Inclusive, ele lançou o fantástico livro "A Verdadeira Ilha do Tesouro: As Crônicas do Pirata Zulmiro". Que baseado em FATOS REAIS, conta detalhadamente a saga do Pirata. 

O livro conta com uma resenha aqui no Blog.



ACESSE NOSSAS REDES SOCIAIS: 

INSTAGRAM: O CAVALEIRO TEMPLÁRIO

CANAL NO YOUTUBE: O CAVALEIRO TEMPLÁRIO




Comentários

MAIS LIDAS

CURIOSIDADES SOBRE O IMPÉRIO DO BRASIL

QUAL A DIFERENÇA ENTRE TEMPLÁRIO E CRUZADO?

LUA PÁLIDA

O BOBO DA CORTE

FRASES INDIANA JONES

QUO VADIS DOMINE?

CAVALEIROS DE SÃO LÁZARO: ORDEM MEDIEVAL FEITA POR CAVALEIROS LEPROSOS

O ALFABETO SECRETO DOS CAVALEIROS TEMPLÁRIOS

O MISTERIOSO CASO DE LUDMILA TOKOV - A COSMONAUTA FANTASMA

CRISTÓVÃO FERREIRA - O PADRE JESUÍTA QUE RENEGOU A CRISTO APÓS SER TORTURADO PELOS JAPONESES