ZULMIRO: O PIRATA INGLÊS QUE ESCONDEU UM TESOURO NO BRASIL, FUGIU E VIVEU EM CURITIBA
Francis Hodder foi um nobre inglês nascido no século XVIII. Ele quando jovem, estudou nas melhores escolas do Reino Unido. Chegando até a marinha real.
Porém um dia o jovem marinheiro em uma viagem, acabou ferindo o capitão do navio em que estava mortalmente. Sabendo que iria ser enforcado, ele foge e adota o apelido de Zulmiro.
Assim junto com dois outros piratas, começam a dominar os mares das Américas. Fizeram um dos maiores roubos marítimos da história: saquearam um navio carregado de ouro e jóias da Catedral de Lima, no Peru.
Os três então escondem o valiosíssimo tesouro na Ilha da Trindade. Após isso cada um segue seu rumo. Os outros dois acabam morrendo longe do Brasil. Zulmiro porém, é capturado. Acontece que o capitão do navio foi colega de escola de Zulmiro e resolve liberta - lo (pirata sortudo!). Em troca de que ele nunca mais pratique qualquer ato de pirataria.
Zulmiro é então solto no litoral do Paraná. Depois vai para a pequena Curitiba do século XIX. Lá ele compra uma casa altera o nome para João Francisco Inglez e vive pacatamente até sua morte em 1889.
Reza a lenda que o tesouro ainda está na Ilha da Trindade. E que no bairro das Mercês (local em Curitiba), estaria parte do ouro de Zulmiro.
A história do pirata Zulmiro, foi desvendada pelo pesquisador Marcos Juliano Ofenbock. Que após mais de 15 anos de muita dedicação e pesquisa, conseguiu provar que ele realmente existiu, foi o último capitão pirata do mundo, e que ainda deixou herdeiros pelo estado do Paraná.
Inclusive, ele lançou o fantástico livro "A Verdadeira Ilha do Tesouro: As Crônicas do Pirata Zulmiro". Que baseado em FATOS REAIS, conta detalhadamente a saga do Pirata.
O livro conta com uma resenha aqui no Blog.
ACESSE NOSSAS REDES SOCIAIS:
INSTAGRAM: O CAVALEIRO TEMPLÁRIO
CANAL NO YOUTUBE: O CAVALEIRO TEMPLÁRIO