A BATALHA DE ALJUBARROTA EM 1385

Em 1383 o rei de Portugal D. Fernando I, morreu sem deixar herdeiros. Sua única filha legítima era a infanta D. Beatriz, casada com João I de Castela.

A burguesia portuguesa se mostrava insatisfeita com a regência da rainha D. Leonor Teles. O período de 1383 à 1385, ficou marcado como a crise de sucessão portuguesa (até então).

Finalmente em 6 de abril de 1385, João, mestre da Ordem de Avis, seria aclamado pelas cortes e pelo povo como rei de Portugal. Mas Castela não abriria mão do trono, valendo - se do casamento citado.

Em 14 de agosto de 1385, as tropas  catelhanas invadem Portugal com cerca de 31 mil homens, apoiados por aliados franceses  e opositores  do então proclamado rei de português. Portugal contava com 6 mil homens auxiliados por arqueiros ingleses.

Dom João I, sabiamente escolheu um local onde a poderosa cavalaria castelhana não teria como passar, nas imediações de Aljubarrota, senão que estivesse perfilada. Em muito maior número, os castelhanos não tiveram vantagens táticas.

Sem poder se movimentarem com liberdade, a cavalaria castelhana estava totalmente  desorganizada. A infantaria portuguesa repeliu todos os ataques, matando todo cavaleiro inimigo que se aproximasse, diretamente ou pelos flancos.

À tarde a batalha já estava perdida para Castela. O próprio rei, ordena a retirada. Mas precipitado, sem organizar a retaguarda, os portugueses então se lançaram a massacrar o exército inimigo, dizimando - os.

Com o desfecho Dom João I, tornou - se rei de Portugal incontestado, o primeiro da Dinastia de Avis.


ACESSE NOSSO INSTAGRAM





Comentários

MAIS LIDAS

OS 10 MANDAMENTOS DO CAVALEIRO

O REAL SIGNIFICADO DO NOME DA PENÍNSULA DE YUCATAN NO MÉXICO

XOGUM: A GLORIOSA SAGA DO JAPÃO - UMA SÉRIE MEDÍOCRE

MALVADOS? NEM TANTO, CONHEÇA 5 ROQUEIROS CRISTÃOS

O MISTERIOSO CASO DE LUDMILA TOKOV - A COSMONAUTA FANTASMA

QUAL ERA O PESO DE UMA ARMADURA ESPARTANA?

AS ORDENS MILITARES MEDIEVAIS AINDA EXISTEM?

RICARDO CORAÇÃO DE LEÃO - O REI INGLÊS QUE NÃO FALAVA INGLÊS

HUGO DE PAYENS - O PRIMEIRO CAVALEIRO TEMPLÁRIO

QUAL A DIFERENÇA ENTRE TEMPLÁRIO E CRUZADO?