A BATALHA DE ALJUBARROTA EM 1385

Em 1383 o rei de Portugal D. Fernando I, morreu sem deixar herdeiros. Sua única filha legítima era a infanta D. Beatriz, casada com João I de Castela.

A burguesia portuguesa se mostrava insatisfeita com a regência da rainha D. Leonor Teles. O período de 1383 à 1385, ficou marcado como a crise de sucessão portuguesa (até então).

Finalmente em 6 de abril de 1385, João, mestre da Ordem de Avis, seria aclamado pelas cortes e pelo povo como rei de Portugal. Mas Castela não abriria mão do trono, valendo - se do casamento citado.

Em 14 de agosto de 1385, as tropas  catelhanas invadem Portugal com cerca de 31 mil homens, apoiados por aliados franceses  e opositores  do então proclamado rei de português. Portugal contava com 6 mil homens auxiliados por arqueiros ingleses.

Dom João I, sabiamente escolheu um local onde a poderosa cavalaria castelhana não teria como passar, nas imediações de Aljubarrota, senão que estivesse perfilada. Em muito maior número, os castelhanos não tiveram vantagens táticas.

Sem poder se movimentarem com liberdade, a cavalaria castelhana estava totalmente  desorganizada. A infantaria portuguesa repeliu todos os ataques, matando todo cavaleiro inimigo que se aproximasse, diretamente ou pelos flancos.

À tarde a batalha já estava perdida para Castela. O próprio rei, ordena a retirada. Mas precipitado, sem organizar a retaguarda, os portugueses então se lançaram a massacrar o exército inimigo, dizimando - os.

Com o desfecho Dom João I, tornou - se rei de Portugal incontestado, o primeiro da Dinastia de Avis.


ACESSE NOSSO INSTAGRAM





Comentários

MAIS LIDAS

ORAÇÃO A SÃO GALGANO GUIDOTTI, O SANTO CAVALEIRO DA "ESPADA FINCADA NA PEDRA"

OS 10 MANDAMENTOS DO CAVALEIRO

CAVALEIROS DE SÃO LÁZARO: ORDEM MEDIEVAL FEITA POR CAVALEIROS LEPROSOS

NÃO POR NÓS SENHOR: CONHEÇA A ORAÇÃO DOS CAVALEIROS TEMPLÁRIOS

QUAL ERA O PESO DE UMA ARMADURA ESPARTANA?

PÔNCIO PILATOS REALMENTE EXISTIU?

O QUE SIGNIFICA A EXPRESSÃO "DEUS VULT"?

OS 26 CRISTÃOS CRUCIFICADOS NO JAPÃO

O MAIOR ROUBO PIRATA DA HISTÓRIA

O EXPLORADOR QUE MORREU PRESO DE CABEÇA PARA BAIXO E NUNCA PÔDE SER RESGATADO