CONHEÇA O IMPONENTE CASTELO TEMPLÁRIO ALMOUROL EM PORTUGAL

As raízes históricas da edificação do Castelo de Almourol apontam para o século II, antes de Cristo. 

O castelo terá sido erguido no local de um primitivo castro lusitano conquistado pelos romanos durante a ocupação da Península Ibérica. Posteriormente, foi ocupado pelos Alanos, Visigodos e Mouros.

A fortaleza de "Almorolan" (do árabe pedra alta) foi conquistada dos mouros no reinado de D. Afonso Henriques (1129), primeiro  rei de Portugal, que a doou a Gualdim Pais, mestre da Ordem dos Templários, encarregue da defesa da zona do Tejo. Durante  a Reconquista Cristã na Península ibérica. 


Entre 1160 e 1171, o Castelo de Almourol foi reedificado e terá sido várias vezes restaurado nos reinados seguintes. Esteve na posse dos Templários até 1311, num ponto vital de comunicação das províncias do Norte e do Alentejo com a capital, nomeadamente, no comércio de azeite, trigo, madeiras, carne de porco e frutas.

Com  a extinção  da Ordem dos Templários, os castelo  passa então, a ficar sob posse da Ordem de Cristo, sucessora dos Templários em Portugal.

Atualmente  ele é aberto à  visitas, sendo um dos pontos mais belos e procurados por turistas que visitam a região.


ACESSE NOSSO INSTAGRAM




Comentários

  1. Amei o post! Castelos, não apenas pela arquitetura, mas também pela energia, deve ser um lugar incrível pra se visitar. Imagina quantas histórias aquelas paredes guardam? Quantas tramas, conspirações, amores saíram dali...
    Adoro postagens com dicas de castelos e curiosidade de países diferentes. Você conhece o blog do Gustavo Pedrosa? O Lupos de Fada, ele sempre traz dicas e curiosidades sobre castelos, personagens excêntricos da história. Vale super a pena dar uma conferida.

    ResponderExcluir
  2. Que lugar magnífico. Acho esse tipo de edificação encantadora. Gostaria muito de conhecer Portugal, pois é um país muito rico culturalmente. Adorei o post.

    Tatiana - Sapore Magico

    ResponderExcluir

Postar um comentário

MAIS LIDAS

INCRÍVEL FESTIVAL MEDIEVAL ACONTECE NA GRANDE CURITIBA

OS 10 MANDAMENTOS DO CAVALEIRO

O REAL SIGNIFICADO DO NOME DA PENÍNSULA DE YUCATAN NO MÉXICO

FRASES INDIANA JONES

CAVALEIROS DE SÃO LÁZARO: ORDEM MEDIEVAL FEITA POR CAVALEIROS LEPROSOS

MILAGRE! HÓSTIA LEVITA DURANTE MISSA, VEJA O VÍDEO

MALVADOS? NEM TANTO, CONHEÇA 5 ROQUEIROS CRISTÃOS

NÃO POR NÓS SENHOR: CONHEÇA A ORAÇÃO DOS CAVALEIROS TEMPLÁRIOS

QUAL ERA O PESO DE UMA ARMADURA ESPARTANA?

O MISTERIOSO CASO DE LUDMILA TOKOV - A COSMONAUTA FANTASMA