BALDUÍNO IV - O JOVEM REI CRUZADO E LEPROSO, O TERROR DOS MUÇULMANOS

Mesmo sendo acometido  por uma terrível moléstia, a lepra, o jovem Rei, assustava os sarracenos, pois com valentia e bravura conseguiu inferir grandes derrotas ao maior comandante muçulmano  das cruzadas, Saladino.

Quando  Balduino IV (1161 - 1185) subiu ao trono do Reino Latino  de Jerusalém em 1174, ele tinha apenas 13 anos de idade. Após a difícil  situação  de reinar sob circunstâncias  políticas  e militarmente muito instáveis, logo após seu reinado, ele descobriu que era portador de hanseníase. 


Seu tutor, Guillermo de Tiro, arcebispo de Tiro e chanceler do reino, foi o primeiro a perceber a doença que o afligia, enquanto o observava brincar com um grupo de meninos. No jogo, os meninos imitaram as batalhas dos cruzados e arranharam as áreas nuas um do outro, como braços e mãos. Enquanto os outros gritavam e mostravam dor nas erosões, Balduino parecia insensível à dor, suportando-os estoicamente. O professor suspeitou da estranha resistência à dor do jovem e, após um exame cuidadoso, conseguiu confirmar que realmente possuía zonas totalmente anestésicas, uma das características mais marcantes da hanseníase incipiente. Em um manuscrito medieval, podemos ver uma miniatura que representa o momento em que Guillermo de Tiro examina Balduino, diagnosticando os sintomas típicos da hanseníase.

A ciência da época  não possuía métodos eficazes para os casos de hanseníase, e as tentativas para restaurar  a saúde do jovem Rei foram em vão.

A doença seguiu seu curso e alcançou  os estágios  mais destrutivos. Segundo a lenda, Balduino cobriu o rosto com uma.mascara de ferro para  esconder os estragos  causados  pela lepra. Ele já era conhecido  como o Rei Leproso, e mesmo assim continuou a reinar e com a ajuda dos Cavaleiros Templários, conseguiu importantes vitórias contra os exércitos  de Saladino.  Já cego e aleijado, morreu em maeco de 1185, sendo  substituído  por seu  sibrinho Balduino  V, filho de sua irmã  Sibila.





Comentários

  1. A história do Rei Leproso é muito interessante. Se a gente acompanhar a história de várias doenças pelo Mundo podemos constatar o sofrimento que era pela falta de pesquisa que se tinha e como cura-las. Um exemplo disso é a peste negra, matou muita gente

    ResponderExcluir
  2. Confesso que não conhecia a história de Balduino IV (Rei Leproso), mas procurando mais sobre achei bastante interessante toda sua trajetória, e mesmo com uma doença que na epoca era sentença de morte ele continuou, apesar da proteção real por seus pais serem reis.

    ResponderExcluir
  3. Que história, hein. Não era fácil ser um leproso na época. Não conhecia essa história, mas achei muito interessante. Vou pesquisar mais sobre o assunto.

    Tatiana - Sapore Magico

    ResponderExcluir
  4. Uau! Que história! Não a conhecia, mas ela nos deixa muito intrigados. Quero saber mais sobre ela.
    Grata por compartilhar!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

MAIS LIDAS

IGREJA CATÓLICA CRESCE NO MUNDO, AGORA SÃO MAIS DE 1.3 BILHÕES DE FIÉIS

A IGREJA CATÓLICA É A MAIOR INSTITUIÇÃO DE CARIDADE DO MUNDO

MENINA ENCONTRA ESPADA NO MESMO LAGO ONDE O REI ARTHUR DEIXOU A EXCALIBUR

A IGREJA CATÓLICA NÃO PERDE FIÉIS, QUEM SAI DA IGREJA NUNCA FOI REALMENTE CATÓLICO

PRINCESA É EXCLUÍDA DA LINHA DE SUCESSÃO AO TRONO BRITÂNICO APÓS SE CONVERTER AO CATOLICISMO

RUMBLR: UMA ESPÉCIE DE TINDER PARA QUEM PROCURA BRIGAS

NOSSA SENHORA APARECIDA: O MILAGRE DA LIBERTAÇÃO DO ESCRAVO ZACARIAS

PAPA FRANCISCO REZA PELOS ESQUECIDOS: OS QUE CUIDAM DA LIMPEZA DE RUAS E HOSPITAIS

CAVALEIROS DE SÃO LÁZARO: ORDEM MEDIEVAL FEITA POR CAVALEIROS LEPROSOS

AS ORDENS MILITARES MEDIEVAIS AINDA EXISTEM?