GUILHERME DE NOGARET - O MAIS SAFADO E FOFOQUEIRO CONSELHEIRO MEDIEVAL

Guilherme De Nogaret, foi o principal conselheiro  do Rei francês Felipe IV, O Belo. Inescrupuloso, um inimigo  difícil de se ter e mais difícil ainda de se derrotar.

Felipe extremamente  endividado  com a Ordem dos Templários, devido  a inúmeros empréstimos  feitos, e sem conseguir  fazer parte deles, começa uma trama de mentiras e  calúnias que viriam a se tornar  as justificativas  da Igreja  para a dissolução da Ordem. Eis então que vemos a entrada da figura  de De Nogaret.


Guilherme, astuto que só, para ajudar o Rei, começa a soltar vários  boatos pelos arredores de Paris, sobre como seriam os ritos de iniciação dos Templários. Uma fofoca aqui outra ali, comprando algumas pessoas para que mentissem  sobre a Ordem e pronto.

De conduta totalmente questionável, o conselheiro, conseguiu o que tanto  almejou: em 1314, centenas de cavaleiros templários na França são condenados  à fogueira  por heresia. Obviamente  sem prova alguma.



Poucos meses depois da morte do Grão-Mestre Jacques de Molay, Guilherme de Nogaret veio a falecer numa manhã da terceira semana de Maio de 1314,  envenenado por uma vela feita por Evrard, antigo Templário, com a ajuda de Beatriz d'Hirson. O veneno contido na vela era composto de dois pós de cores diferentes: Cinza, cinzas da língua de um dos irmãos de d'Aunay, supostamente com poder sobrenatural para atrair o demônio, e Cristal esbranquiçado chamado "Serpente de faraó", provavelmente sulfocia de mercúrio, que pela combustão da vela geraram ácido sulfúrico, vapores de mercúrio e compostos anídridos que podem provocar intoxicações. Morreu vomitando sangue, com câimbras, gritando o nome daqueles que morreram por suas mãos.


Atualmente  Guilherme De Nogaret  é visto pelos historiadores  como um homem a frete  de seu tempo. Mesmo  com tais atos em seus ombros.





Comentários

MAIS LIDAS

MENINA ENCONTRA ESPADA NO MESMO LAGO ONDE O REI ARTHUR DEIXOU A EXCALIBUR

PRINCESA É EXCLUÍDA DA LINHA DE SUCESSÃO AO TRONO BRITÂNICO APÓS SE CONVERTER AO CATOLICISMO

RUMBLR: UMA ESPÉCIE DE TINDER PARA QUEM PROCURA BRIGAS

AS ORDENS MILITARES MEDIEVAIS AINDA EXISTEM?

BANDA DE METAL É BANIDA DO ORIENTE MÉDIO POR CONTA DE CANÇÃO QUE EXALTA OS CRUZADOS

ESPADA MEDIEVAL ENCONTRADA NO REINO UNIDO PERTENCIA AOS CAVALEIROS TEMPLÁRIOS

CAVALEIROS DE SÃO LÁZARO: ORDEM MEDIEVAL FEITA POR CAVALEIROS LEPROSOS

IGREJA CATÓLICA CRESCE NO MUNDO, AGORA SÃO MAIS DE 1.3 BILHÕES DE FIÉIS

NÃO POR NÓS SENHOR: CONHEÇA A ORAÇÃO DOS CAVALEIROS TEMPLÁRIOS

EXCALIBUR? A VERDADEIRA ESPADA ERA DE UM SANTO DA IGREJA CATÓLICA